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  • gabrielsoaresadv6

DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

Atualizado: 2 de out. de 2023



Adquirir bens ou contratar serviços é uma parte constante da vida cotidiana dos cidadãos, no entanto, surpreendentemente, muitas pessoas desconhecem os direitos e garantias legais que possuem quando estão prestes a concluir um negócio. É essencial que todos saibam quais são os seus direitos como consumidores para garantir transações justas e proteger seus interesses.


Será explorado neste post a importância de se conhecer os direitos que se possui como consumidor, auxiliando você na tomada de decisões de forma segura e passando uma noção básica sobre os seus direitos perante os fornecedores de bens, produtos e serviços.


Direito à Informação


Um dos pilares do direito do consumidor é o direito à informação. Isso significa que você tem o direito de receber informações claras e precisas sobre os produtos e serviços que está adquirindo.


Isso inclui, mas não se limita, a informações sobre preços, características, prazos de entrega, garantias, entre outros. Sem informações adequadas, o consumidor não pode tomar decisões bem fundamentadas.


Caso você tenha adquirido um bem ou serviço e foi posteriormente surpreendido com alguma informação que não tinha conhecimento na hora de fechar um negócio, é seu direito buscar sanar eventual dano pelos meios disponíveis na lei.


Direito à Qualidade e Segurança


Outro direito fundamental que o consumidor possui é o direito a produtos e serviços de qualidade e seguros.


Em outras palavras, se você adquirir um produto defeituoso ou contratar um serviço que for executado com má qualidade, é seu direito de buscar uma solução, que pode incluir reparo, substituição ou reembolso.


Caso esse defeito tenha ainda provocado alguma outra espécie de dano, é possível buscar o reparo desse prejuízo juntamente com os demais pedidos.


Direito ao Arrependimento


Muitas pessoas não estão cientes de que têm o direito de se arrepender de compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como compras online ou por telefone.


Isso significa que, dentro do prazo legal que, no momento que esse post está sendo redigido é de sete dias, o consumidor pode cancelar a compra e receber seu dinheiro de volta, sem precisar dar qualquer justificativa quanto o motivo da desistência.


Direito à Garantia


Existem diversas espécies de garantias que são fornecidas para os consumidores e a duração do tempo da garantia pode variar de acordo com o tipo do serviço prestado e do produto adquirido, sendo que cada situação tem um tempo diferente na legislação.


Além das garantias legais, ainda existem àquelas que são fornecidas voluntariamente pelo fornecedor do bem ou pelo prestador de serviço, mas esse prazo nunca pode ser menor que o estabelecido em lei.


Direito à Privacidade


No mundo digital que vivemos atualmente, a privacidade e segurança de seus dados informados é uma preocupação crescente para todos.


Os consumidores possuem o direito de saber como e onde suas informações pessoais estão sendo usadas e têm o direito de consentir ou recusar sobre a destinação pretendida.


É muito importante que você esteja ciente de como suas informações são coletadas e usadas ao fazer compras online, para evitar que sofra qualquer tipo de dano em decorrência da informação dos dados para fornecedores de produtos ou prestadores de serviços.


Conclusão


Conhecer seus direitos como consumidor é essencial para proteger seus interesses e tomar decisões informadas. Este post abordou apenas alguns dos direitos mais importantes, mas existem muitos outros.


Se você tiver dúvidas ou se encontrar em uma situação em que seus direitos como consumidor não estejam sendo respeitados, não hesite em entrar em contato com um advogado para resolver seu problema.


Fale com um advogado especialista clicando na imagem abaixo.






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